segunda-feira, 11 de julho de 2016

Visite o 'varal histórico' de Porto Velho


Mercado Central fundado na década de 60, Prédio do Relógio construído na década de 50, Estrada de Ferro Madeira Mamoré construída na década de 10 e no meio de tanta história um varal de roupas e uma "casinha improvisada", esse é o cenário de quem visita os pontos históricos no centro de Porto Velho.

Na sexta-feira, 8, os comerciantes, visitantes e frequentadores assíduos do Mercado Central se deparavam com esta cena. Com restos de madeira e papelão, moradores de rua "construíram" uma casa na calçada do Prédio do Relógio, que fica ao lado do Mercado. Não satisfeitos em ocupar toda a calçada com sua "casa", os moradores fizeram da cerca do Prédio um varal para secar suas roupas.

Essa é a realidade do centro histórico da capital. O que deveria ser um passeio agradável, repleto de informações se transforma em um passei de medo, mau cheiros e visões nada agradáveis. Porque não é somente esse fato dos moradores de rua e seu varal de roupas. Ao lado do mercado existe uma verdadeira "multidão" de usuários de drogas, que intimidam qualquer visitante. Tirar uma foto nem pensar, é comum o relato de roubos de celular e máquinas fotográficas. O assédio para "cuidar" dos carros em troca de moedas é outro problema. E como eles "moram" ali, nas calçadas, os arredores do Mercado Central fica um mau cheiro insuportável, impossibilitando o passeio pelo local. Alguns deles chegam a entrar no Mercado, incomodando os comerciantes e seus clientes, visitantes...

E claro, não se ouve falar em projetos ou ações concretas para minimizar esse problema e revitalizar o centro histórico de Porto Velho. Isso para não entrar na questão das praças, que se tornaram um verdadeiro "camelódromo", impossibilitando qualquer espaço de lazer.  "Vamos reformar a Estrada de Ferro".."Vamos revitalizar o Prédio do Relógio"..."o Mercado Central tem que ser melhor aproveitado"...uma conversa que todos nós conhecemos, muito se promete e nada se conclui, nada é feito. E todas essas promessas se transformam em estória.

3 comentários:

  1. É uma tristeza ver o estado de penúria pelo qual passa a cultura e a história no Brasil, em Porto Velho, não é diferente. Valeu pelo texto, muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a cultura tem sido pouco valorizada. Os pontos históricos de Porto Velho estão esquecidos pelo Poder Público. Obrigada pela participação e apoio!

      Excluir
  2. Naquele local ja aconteceram varias mortes e nunca se faz nada

    ResponderExcluir