terça-feira, 17 de junho de 2008

TCC – Movimento Hip Hop em Porto Velho

Imagem: Quetila Ruiz

De acordo com José Carlos, no artigo “Arte e Educação: A experiência do Movimento Hip Hop Paulistano”, o ‘Hip Hop é um movimento cultural juvenil presente em diferentes metrópoles mundiais. A dança Break, a arte visual materializada no grafite e o rap como expressão poético-musical integraram-se como parte do sistema cultural juvenil em construção’.

Em Porto Velho o Hip Hop é um movimento que vem ganhando força e se fazendo presente na cultura da cidade e principalmente no meio político, com isso visando uma luta contra a diferença social e fazendo com que jovens ganhem voz e participem mais ativamente na política da capital.

De acordo com Elaine Nunes, no livro “RAP e educação, RAP é educação”, o Hip Hop ‘foi capaz de reivindicar direitos sociais, apontar as dificuldades da vida na pobreza, condenar as práticas de discriminação étnica e, principalmente, arrebatar a “massa” – esse foi e continua sendo o maior mérito da mobilização dos hip hoppers’.

A cultura Hip Hop em Porto Velho é diferenciado do resto do pais. Enquanto os grupos de Hip Hop usam a musica voltada pro lado do Rap, seguindo o estilo dos EUA onde teve inicio o HIP HOP, para expressar as lutas sociais o movimento na Capital de Rondônia é feito com musicalidade Cabocla, som dos Quilombolas, justamente passando uma lição de vida, mostrando a realidade de uma sociedade que luta contra a diferença social mas que ao mesmo tempo não quer fugir de suas raízes caboclas, usando um som Rondoniense, mostrando uma cultura regional.

Em observação a este diferencial que a Cultura Hip Hop tem valorizado em Porto Velho, nasceu à idéia de se fazer um documentário para mostrar a historia, as atividades, o dia-a-dia e os motivos que levaram esses jovens a se dedicar a esta cultura. Pois muitos conseguiram até se distanciar da marginalização e das drogas através dos trabalhos feitos pelo “Movimeto Hip Hop em Porto Velho”. Com isso este documentário será usando também como um TCC, mostrando assim técnicas de entrevista e produção de roteiro e texto jornalístico.
Quetila Ruiz
Acadêmica 7º Periodo
Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo
Tel: 9914-2858 / 9231-3923
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Um comentário: