quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Falta de consciência

Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 27/08/10

Falta de consciência

Todo o estado de Rondônia tem sofrido com a falta de chuva, aumento de queimadas, poluição, entre diversos outros problemas. Mas, o que mais tem afetado a população á a falta de conscientização das pessoas. Essa semana, estava conversando com um de meus vizinhos, ele reclamava da quantidade de fumaça, dizendo que já estava com problemas respiratórios devido ao alto índice de queimadas. Depois de algum tempo, observo que ele havia varrido algumas folhas secas de sua arvore e estava colocando fogo, perguntei pra ele se achava que colocar fogo naquele lixo estava correto, logo pra ele que já estava sofrendo com a fumaça. Ele simplesmente falou que era rapidinho, que o lixo era pouco, novamente perguntei pra ele: já pensou se todos os vizinhos resolvessem varrer seus “poucos lixos” e colocar fogo, o desastre que isso não se tornaria?!.

É claro que, um dos principais motivos pela grande quantidade de fumaça são as queimadas em grandes propriedades, mas se as pessoas não estão tendo consciência com o próprio lixo, que de certa forma é pequeno; Será que elas terão essa consciência com uma grande propriedade. É justamente isso que está faltando, as pessoas tem que entender que são os pequenos atos que contribuem para os grandes desastres.

As pessoas pensam que uma garrafa pet jogada em um terreno baldio não fará diferença, que um papel no chão não afetará a vida de ninguém, mas se toda a população começar a pensar assim, o caos será instalado, o que seria apenas uma garrafa pet se torna milhões de garrafas, o que seria apenas uma bolinha de papel, se torna uma tonelada de papel nas ruas. E o mesmo acontece com as queimadas, o que seria apenas um pequeno lixo em frente a sua casa, se tornará em diversos lixos em frente de todas as casas do bairro. Temos que começar a prestar atenção nas atitudes atuais, para prevenir as atitudes futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário