sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Uma pequena homenagem

Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 17/12/10

Uma pequena homenagem

Sempre muito bem humorado, mesmo diante dos problemas ou algum fato difícil, sempre havia algo engraçado em sua mente. Altamente inteligente, generoso, íntegro, Companheiro, amigo para todas as horas, professor da vida, apaixonado por comunicação e principalmente por política. São tantas as qualidades, histórias “causos”, são muitas coisas que poderia falar de Odair Cordeiro, mas devido o momento as palavras me somem da mente, difícil organizar as idéias e colocar no texto. Sempre muito sistemático e verdadeiro, qualidades que para mim, sempre foram as mais marcantes e as que mais admirava. Nesta quinta-feira, particularmente estranha, Rondônia perdeu um grande homem.

Não escrevo coisas “boas” porque ele partiu para outro plano, não por vínculos trabalhistas ou qualquer outro motivo. Escrevo porque tive o grande prazer de conhecer e conviver, mesmo que por pouco tempo, com essa grande pessoa que foi Odair.
Devido a sua paixão pela comunicação iniciou o curso de jornalismo, mas por causa de sua outra paixão, Política, não terminou essa graduação. Sempre muito solicito com a imprensa, não deixava de receber nenhum veiculo de comunicação, quando não recebia, podia-se saber que realmente estava acontecendo algo que o impedia. Chamava-me de ‘menina jornalista’. “Minha menina jornalista, já leu “tal” livro? É muito interessante”. Toda vez que me encontrava sempre comentava de algo que tinha lido e sempre me recomendava algo. Dava diversos palpites em textos escritos por mim, e todos foram muito proveitosos (vão fazer falta).

Como bom político que era, “valorizava os amigos, e respeitava seus adversários – Chico Buarque”. Utilizo uma frase de Chico Buarque, porque foi justamente por um texto que escrevi sobre Chico que iniciei minha amizade com Odair. Vi muitos se espelharem nele, e não eram apenas jovens, muito marmanjo o ouvia atento no intuito de absorver um pouco de sua sabedoria e vivencia. E é com Chico que termino esse texto, com muita coisa pra dizer, mas sem animo pra continuar a escrever.

“Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente.” (Chico Buarque)

2 comentários:

  1. Nunca tive um contato mais próximo com a pessoa do Odair, mas pelo muito que já ouvi falar era uma pessoa especial e muito inteligente. Parabéns pelo texto Quetila.
    E infelizmente é coisas da vida, pra morrer, basta esta vivo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive um contato mais próximo com a pessoa do Odair, mas pelo muito que já ouvi falar era uma pessoa especial e muito inteligente. Parabéns pelo texto Quetila.
    E infelizmente é coisas da vida, pra morrer, basta esta vivo.

    ResponderExcluir