quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sesc realiza Jornada Literária a partir do dia 13

A literatura e a cultura popular serão debatidas de forma expressiva a partir do próximo dia 13 de junho com a realização da VII Jornada Literária do Sesc Rondônia.

Escritores, professores, cordelistas, músicos e poetas de renome nacional estarão participando de debates, oficinas, exposições, contação de histórias, mesas redondas, recitais de poesia, shows e palestras com o intuito de ampliar o interesse pela literatura brasileira e pela cultura popular a partir de um olhar contemporâneo.

De acordo com a técnica de literatura do Sesc Rondônia, Gleicyane Vieira, durante o evento, será destacada a importância da interdisciplinaridade que reunirá a literatura às outras formas artísticas como a música, o cinema e o teatro.

 
“A jornada literária este ano, além da presença de grandes nomes da literatura regional e nacional, também terá a feira de troca de livros, contação de histórias, exposições em diversas áreas, música, cinema e teatro”, acrescenta Gleicyane Vieira.

 
Entre os objetivos da jornada literária deste ano está a oportunidade de despertar o gosto pela leitura e fomentar a sua continuidade na adolescência e na vida adulta. O evento procura viabilizar ainda o diálogo e discussões a cerca da literatura oral, popular, passeando pelas obras da modalidade de cordel, repentes, poetas populares e contemporâneos, trovadores, folheiteiros e etc.

 
“Teremos escritores renomados como Thiago de Melo, Rogério Andrade, João Collares Nogueira, entre outros. Ainda contaremos com uma aula espetáculo com Antônio Nóbrega e shows musicais com artistas de Porto Velho”, completa Gleicyane Vieira.

 
PROGRAMAÇÃO
Dia 13 – SEGUNDA

- 9h: Contação de Histórias e Cine Literatura

- 14h: Distribuição de material e Credenciamento

- 14h30: Cerimônia de Abertura

- 15h: Palestra “Vertentes e evolução da literatura de cordel” com Profº. Gonçalo Ferreira - Presidente Academia de Literatura de Cordel (RJ)

- 16h30: Oficina com Profº. Ms. Gustavo Abreu e Matias Neto (PVH) Repente Nordestino e Literatura de Cordel: Linguagem, arte e poesia na cultura popular/ Oficina Analton Alves (PVH) “Narradores de Sombras: Estética da Composição de crônicas/ Oficina Elias Balthazar (PVH) “Poesia e Expressão”.

- 19h: Cine SESC Literatura com o Filme “Ele” Animação.

 
Dia 14 – TERÇA

- 9h: Contação de História e Cine Literatura;

- 14h: Palestra “ Arte a serviço da Vida” com o Poeta Thiago de Mello (AM)

- 15h30: Recital com Thiago de Mello (AM)

- 16h: Mesa-Redonda com o tema “A Literatura Popular, suas expressões e manifestações na Amazônia” com o Profº. Ms. Marcos Aurélio e Profº. Dr. Josué da Costa.

- 19h: Cine Literatura com o Filme “ Vidas Secas”;

Dia 15 – QUARTA

- 9h: Contação de Historia e Cine Literatura;

14h: Oficina com Profº. Ms. Gustavo Abreu e Matias Neto (PVH) Repente Nordestino e Literatura de Cordel: Linguagem, arte e poesia na cultura popular/ Oficina Analton Alves (PVH) “Narradores de Sombras: Estética da Composição de crônicas/ Oficina Elias Balthazar (PVH) “Poesia e Expressão”.

- 18h: Cine Literatura com o Filme “ O Poeta do Castelo/ Assaltaram a Gramática/ Soneto do desmantelo blue”;

 
Dia 16 – QUINTA

- 9h: Contação de história e Cine Literatura;

- 14h: Palestra com o Profº. João Collares Nogueira – Música, arte e Vida – Neurolinguística Musical (SP).

- 15h30: Oficina “ Na trilha do Griot - O negro na literatura infanto-juvenil e o papel da oralidade” com o Profº. Rogério Andrade (RJ)

Dia 17 – SEXTA

- 9h: Contação de Historia e Cine Literatura;

- 14h: Oficina “ Na trilha do Griot - O negro na literatura infanto-juvenil e o papel da oralidade” com o Profº. Rogério Andrade (RJ)

- 19h: Cine Literatura com o Filme “Patativa / O dono da Pena / Vale dos Poetas;

Dia 18 – SÁBADO

- 20h30: Itaú Cultural - Rumos Educação, Cultura e Arte: Aula-espetáculo com Antonio Nóbrega – Teatro Um do SESC Esplanada;
Dia 19 – DOMINGO

 
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Praça das CAIXAS D’AGUA

- 16h: Feiras de Livros e Feira da Troca do Livro

- 16h30: PROJETO “BIBLIOSESC”

- 18h00: Show com Gustavo e Banda (PVH)

- 18h40: Espetáculo GX Malabares (PVH)

- 19h30: Show Musical Maria de Chico (PVH)

 
PROGRAMAÇÃO PARALELA
EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS: SESC Esplanada

Exposição de Poesia Elias e Michele

Exposição Literária Guimarães Rosa

Exposição Literária João Cabral de Melo Neto

Exposição Literária Euclides da Cunha

Exposição Literatura de Cordel

Unidade do SESC Esplanada – Av. Presidente Dutra, 4175. Bairro Pedrinhas.

 
CINE SESC LITERATURA

- Cine SESC – Unidade do SESC Esplanada – Av. Presidente Dutra, 4175. Bairro Pedrinhas.

FEIRA DE LIVROS

Unidade do SESC Esplanada – Av. Presidente Dutra, 4175. Bairro Pedrinhas.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Unidade do SESC Esplanada – Av. Presidente Dutra, 4175. Bairro Pedrinhas.

PROJETO “BIBLIOSESC” – Biblioteca Móvel Unidade do SESC Esplanada.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Itaú Cultural - Rumos Educação, Cultura e Arte: Aula-espetáculo com Antonio Nóbrega – Teatro Um do SESC Esplanada;

As facilidades para a vida difícil

Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas as quintas-feiras.
Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 09/06/11
As facilidades para a vida difícil
Um problema que está crescendo e tomando conta das ruas e da juventude, não somente de Porto Velho, mas de diversos municípios pelo interior do estado de Rondônia, é a propagação das drogas, todas e diversas drogas. São as chamadas maconhas, crack, óxi, merla, são tantas as denominações e variedades, mas que levam a apenas um destino, a destruição da família e do futuro dos usuários.
No período noturno, é mais fácil verificar o grande numero de usuários que se espalham pelos becos e cantos escuros da cidade, fazendo o uso de entorpecentes. Em alguns momentos em praça publica, em meio às famílias, perto de crianças, esses mesmos usuários não se fazem de rogados e utilizam a droga ali, aos olhos de todos.

Quando não são os usuários, são os aliciadores que fazem de tudo, utilizam de diversos meios e artifícios para chamar atenção de algumas pessoas e com uma fala mansa e “cantadas” convencem a experimentar o entorpecente e se “tudo der certo” essa pessoa se tornará um usuário, e que dependendo da situação e do vício fará de tudo para suprir suas necessidades como praticar assaltos, roubos, entre outros atos ilícitos.
Umas das drogas que está trazendo grande preocupação para as autoridades é óxi. O óxi é inalado ou fumado, assim como o crack, na lata ou no cachimbo. A droga é produzida na Bolívia e no Peru e começou a entrar no Brasil em 2005 pelo interior do Acre. Em pouco tempo, chegou a Rio Branco, onde atualmente há um número elevado de usuários, e se espalhou para outras capitais da região Norte, como Manaus (Amazonas), Belém (Pará), Macapá (Amapá) e Porto Velho (Rondônia).
Nos últimos meses, houve apreensões e registros de usuários em Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Piauí – onde foram confirmadas 18 mortes só neste ano por conta do uso do óxi. Há rumores da circulação da droga no Mato Grosso, Maranhão e Paraná, embora não haja registros oficiais.

Com todos esses acontecimentos é necessário que os governos estaduais e federal planejem e coloquem em ação políticas publicas para diminuir os problemas com drogas, que o combate não somente aos usuários, mas aos traficantes e vendedores sejam mais rigorosos, que a policia seja valorizada e possa combater com mais propriedade esses crimes, estão sendo necessários tantos projetos. E se não for pensando com rapidez, quando as autoridades forem fazer algo, poderá ser tarde demais.

Perdendo a juventude

Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas as quintas-feiras.
Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 02/06/11
Perdendo a juventude
Um dos problemas que tem preocupado algumas autoridades no Brasil é o crescimento no numero de adolescentes grávidas. A falta de informação, de conhecimento sobre o próprio corpo e mudanças hormonais, início precoce da atividade sexual, falta de estrutura familiar, são um dos principais fatores que tem contribuído para o índice de jovens grávidas.
Em Porto Velho quase mil adolescentes entre 15 e 19 anos se tornaram mães precocemente, e já existem registros de gravidez entre meninas de 08 e 10 anos. De acordo com dados da Maternidade Municipal dos 3.860 partos que aconteceram em 2010, 850 foram de adolescentes com idade entre 15 e 19 anos, o que representa 27,97% do total de partos.
Os transtornos da gravidez na adolescência ganham proporções ainda maiores quando se pensa no crescimento do número de partos feitos no Brasil em meninas com idade entre 10 e 19 anos. O início precoce da vida sexual, falta de uso de métodos anticoncepcionais, uso inadequado deles e falta de dinheiro para adquirir os métodos são algumas das causas mais comuns que, normalmente, aparecem associadas e de acordo com pesquisas estatísticas, não é difícil perceber que, quanto menor a escolaridade, maior o risco de gravidez na adolescência.
São adolescentes que trocaram a brincadeira, os estudos, o aperfeiçoamento profissional, entre diversas outras oportunidades para cuidar de seus filhos, educar, orientar, dedicar sua vida a uma criança, o que provavelmente seria gasto com seus estudos será gasto com os estudos de seus filhos, uma responsabilidade que não tem como medir, tudo isso por falta de orientação e projetos de prevenção.
Quase meio milhão de adolescentes ficam grávidas anualmente no Brasil apesar de campanhas educacionais nas escolas. É necessário um trabalho mais reforçado em informação, através da educação sexual nas escolas, orientação nos postos de saúde, campanhas em meios de comunicação, são diversos os meios que podem ser utilizados com objetivo de prevenir a gravidez na adolescência, evitando assim a evasão escolar, desestabilização familiar, entre outros problemas decorrentes da gravidez indesejada na adolescência.