sexta-feira, 21 de maio de 2010

No Brasil tem época pra tudo


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 21/05/10

No Brasil tem época pra tudo

Estamos no mês de maio, todos preparados para a Copa do Mundo, lojas ‘recheadas’ de artigos verdes e amarelos, bandeiras, cornetas, entre diversos outros objetos que nós compramos para festejar gols e vitórias da Seleção Brasileira. E não é somente aqui que esse fenômeno futebol meche com a população, é em todo o mundo. Em todos os meios de comunicação sempre está saindo uma notinha sobre isso.
Estava conversando com um amigo essa semana e analisando justamente esse ‘fenômeno futebol’. Já se passaram, praticamente, cinco meses desde as campanhas de natal e ano novo, campanhas essas que arrecadavam alimento e agasalhos para as pessoas necessitadas, os terremotos, os desabamentos, os desastres “naturais”, também já ficaram para trás. Como será que estão essas pessoas. Será que estão fazendo parte de alguma campanha ‘futebolística’? Será que ainda tem gente que lembra deles, lembra das necessidades deles?
Quando chega ao final do ano, todos nós ficamos sentimentais, ficamos comovidos com as historias tristes dos outros, nos sentimos propensos a ajudar as pessoas e ‘fazer o bem’. Quando acontece algum desastre, quando tem algo que abala a população, esse sentimento volta, todos nos ficamos comovidos, mas o tempo passa, a poeira baixa e voltamos a nossa rotina. É claro que existem ‘Ong’s’ de trabalhos permanente, pessoas que fazem doações, institutos de ajuda, projetos e trabalhos de melhoria, mas o que observei em minha analise é que a maioria da população, inclusive eu, volta as atenções somente para um assunto, o assunto do momento. Me parece, que tem época pra tudo.
Época para a caridade, ajuda e ‘amor ao próximo’, e agora estamos na época de gritar gooool... De fazer barulho e dependendo do ritmo dos jogos, poderemos também estar em época de ficar triste, tudo vai depender do desempenho da seleção brasileira. Mas esse texto não é somente para lembrar o leitor de que também existem outros temas importantes do mundo, mas é pra lembra a mim mesma que existem temas muito importantes no Universo.
________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário