sexta-feira, 7 de maio de 2010

Diversidade Cultural


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 07/05/10

Diversidade Cultural

Sou brasileira, nascida em Porto Velho, como me diz um amigo, sou minhoca, sou da terra, e para falar com toda a sinceridade, adoro essa terra, adoro a mistura de culturas, a diversidade. Já vi pagode, forró, Hip Hop, clássico, quadrilha, boi bumbá, vanerão, entre diversos outros ritmos. Em Rondônia já vi de tudo um pouco, e é justamente isso que me deixa encantada. A mistura de sabores, de sons, de danças, de cores, de todas as misturas que construíram essa “terra”, e que fizeram dela o que vemos nos dias de hoje.

A grande maioria da população respeita, aceita e convive com essa mistura, com essa diferença de culturas, pois é sabido de todos que o nosso estado foi criado e se desenvolveu dessa forma, com a diversidade. Gente que chega, gente que vai, mas que de alguma forma contribui para a historia desse estado.

Como alguns historiadores explicam que a época do minério, da borracha, e a mais recente, a construção das Usinas Hidrelétricas traz pessoas de diversos lugares, nordeste, sul, sudeste, de várias regiões, isso está formando a nossa cultura.

Em 1943 foi criado o Território de Guaporé, com capital em Porto Velho, mediante o desmembramento de parte do Mato Grosso e do Amazonas. Em 1956, passa a se chamar Território de Rondônia. Mas é elevado à condição de estado em 1981. Se for contar quando passou a ser Rondônia podemos dizer que o estado tem 28 anos, mas se formos olhar pela época do Território de Guaporé, já estamos aqui há 67 anos aqui, esse também é outro fator marcado por alguns historiadores que gostam de lembrar que Rondônia é um estado novo, fazendo uma comparação com outros estados como São Paulo que tem 456 anos ou o Rio de Janeiro com 445 anos. Rondônia é uma criança que ainda tem muito que crescer e me vejo crescendo junto com esse estado e adorando essa diversidade.
________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário