sexta-feira, 18 de março de 2016

Idosos e deficientes físicos não saem aos finais de semana?!

Quetila Ruiz, jornalista

Em uma tarde de domingo, vou até a agência do Banco do Brasil na avenida Presidente Dutra em Porto Velho. Em frente a agência existem vagas reservadas a idosos e deficientes físicos; estaciono longe, mas não me atrevo a ocupar as vagas destinadas a esse público. Logo em seguida dois motoristas, que não se adequavam às exigências para as vagas, chegam e estacionam.

Relutei, mas minha indignação foi tão grande que tive de questionar. "O senhor estacionou na vaga para deficientes" - O mesmo respondeu - "É domingo, ninguém vai ocupar a vaga. É rapidinho", e seguiu para dentro da agência. A mesma resposta foi utilizada pela senhora que ocupava a outra vaga - "É final de semana, não tem necessidade. Vai ser rápido".

Fiquei pensando com meus botões, "Será que eles pensam que idosos e deficientes não saem nos finais de semana? Será que os pais deles (acredito que idosos), ou amigos que possuam deficiência, não saem aos domingos?! Será que só eu conheço idosos e deficientes que vivem e também possuem rotinas de irem a agências bancárias aos finais de semana?!

O povo vai as ruas contra a corrupção, mas a corrupção está em simples atos do dia a dia, de uma vaga ocupada indevidamente, de uma fila que foi furada, de um acento preferencial no ônibus ocupado erroneamente, de um voto vendido em época de eleição, de uma vantagem em cima do vizinho e de tantos outros atos corruptos. Corrupção é, também, quando os pais sabem que para tirar boas notas seus filhos “colam”, e às vezes até presenteiam o “colão”. Para melhorar o Brasil, é necessário primeiro melhorar a população.

A Lei 10.098/00, estabelece direitos aos portadores de deficiências ou mobilidade reduzida. Dentre suas regras, estabelece a reserva de 2% das vagas de estacionamento em vias ou espaço públicos para pessoas portadoras de deficiências ou mobilidade reduzida.

A Lei 10.741/03, estabeleceu a garantia dos direitos aos cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos. Assegurando a reserva de 5% de vagas de estacionamento em locais públicos ou privados.

4 comentários:

  1. Excelente, Quetila!
    Parabéns, belíssimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Fico indignado quando vejo isso. Parabéns pelo texto e cuidado ao admoestar as pessoas. Tem muita gente com os nervos expostos nesta cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é José Carlos Sá, meu marido também fica preocupado com esses meus momentos de indignação, mas é mais forte do que eu. Estou tentando me controlar! Obrigada pelo prestígio! Abraços!

      Excluir