sexta-feira, 30 de abril de 2010

Medo das Doenças


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 30/04/10

Medo das Doenças

As ultimas matérias que tenho escrito para o jornal são de assuntos envolvendo saúde, e nos lugares aonde vou, nas policlínicas, nos hospitais, em conversas com médicos, enfermeiros, entre outros, sempre escuto a mesma historia. Existem exames, projetos, trabalhos, diversas coisas voltadas para a saúde, mas as pessoas ainda têm medo de procurar um médico, de fazer um exame e descobrir que está doente.
Conversando com o diretor da Policlínica Rafael Vaz e Silva, Lucio Augusto, ele me disse que ainda existem pessoas que não vão fazer exame de AIDS/HIV, pois tem medo do resultado. O enfermeiro Paulo Siqueira, coordenador do Programa Viva Mulher da Secretaria de Saúde do Estado, falou que as mulheres também têm medo de ir a um ginecologista, de fazer um preventivo por medo de descobrir alguma doença. Os homens, principalmente, têm medo de ir ao médico, evitando fazer exames e saber que estão doentes.
Vejo tanta campanha, que se prevenir, fazer exames periódicos, visitar o médico rotineiramente se obtém os melhores resultados O quando antes soubermos da doença temos mais chances de cura, e mesmo assim ainda existe esse medo da população, medo de descobrir uma doença que na maioria das vezes descoberta precocemente tem cura.
Todos os médicos reforçam que os exames periódicos precisam ser feitos pra prevenir qualquer tipo de doença, temos campanhas que incentivam a visita ao ginecologista, urologistas, incentivando as mães a levarem seus filhos aos pediatras.
Por um lado pode parecer banal e apelativo as informações que estou repassando, mas por outro diversas pessoas já tiveram suas vidas salvas por fazerem esses exames periódicos, por não terem medo de visitar o seu médico regularmente. Não estou incentivando a ir todos os dias olhar para o rosto do médico, mas um exame periódico e de prevenção não faz mal a ninguém.
Sei que alguns podem pensar, que visita ao médico e exames são caros, mas existem diversos meios de se conseguir isso, é só procurar, fazer um pouco de esforço que se consegue, só não pode deixar de se prevenir por medo.


________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário