sexta-feira, 16 de abril de 2010

Reclamando de barriga cheia


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 16/04/10
Reclamando de barriga cheia

Nesta segunda-feira, 12, estava em frente a um órgão publico, esperando meus companheiros de equipe quando ouvi um senhor conversando com um amigo e que falou a seguinte frase. “Você está reclamando de barriga cheia”. Não sei exatamente em que contesto ele estava falando, mas na hora pensei na vacinação contra a gripe suína que está sendo feita em todo o país. Toda vez quem surge algum problema a população reclama que o Governo não faz nada, que é culpa da prefeitura, que os políticos só querem voto, que não trabalham, que a sociedade está abandonada, e assim por diante.
Em conversa com a Chefe de Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde em Porto Velho, a senhora Maria Goreth, ela me relatou que o povo está com uma baixa adesão em relação a vacinação. Que alguns tem medo, que outros não estão ligando pra vacinação, entre diversos outros fatores. Ela também me relatou que era previsto para vacinar, somente na segunda faze, 77 mil pessoas, mas que, juntando todas as fazes até agora, somente 51 mil foram vacinadas, são dados baixíssimos para a estimativa feita.
Após esta conversa fui analisar. Várias pessoas morreram por terem contraído a doença, outras ficaram dias no hospital, a vacina é gratuita, você não paga nada, é só dar o nome e se vacinar. Existem diversas unidades de saúde na capital, não tem como falar que o posto é longe, pois existem unidades nos quatro cantos da cidade, e as pessoas, mesmo com toda a facilidade ainda não estão aderindo a campanha.
Quando morreu várias pessoas todo mundo reclamou que as autoridades não estavam fazendo nada, quando acontece alguma coisa ruim, todo mundo coloca a culpa no governo, nos administrados dos municípios, mas quando tem uma oportunidade de prevenção, quando o governo oferece algo a população ela não participa. É difícil de entender. Nesse caso, da vacinação contra a gripe suína, eu repito a frase do senhor. “Estão reclamando de barriga cheia”.
________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário