terça-feira, 6 de abril de 2010

Onça Rebeca


A equipe do jornal "O Estadão do Norte", composta por Quetila Ruiz, Eliênio Nascimento e Larissa Moreira, estiveram no Batalhão da Policia Ambiental de Candeias do Jamari/RO - BPA, no dia 29.03.2010. A visita teve por objetivo noticiar uma possivel transferência da Onça Pintada, Rebeca, para o zoológico de Rio Branco/AC.

De acordo com o Major Carlos Ronaldo de Araújo, o BPA não tem suporte para criar o animal. "Aqui é um lugar para reabilitação dos animais, até que eles estejam recuperados e poderem ser devolvidos para o seu habitat natural. Essa onça é de um porte grande e as condições de ambiente nós não podemos oferecer aqui, então estamos entrando em contato com o zoológico de Rio Branco para fazer esse remanejamento e assim ela possa ter um lugar melhor", explicou o Major.

Rebeca chegou ao Batalhão da Polícia Ambiental, em Cadeias do Jamari, quando tinha apenas dois meses. “Ela foi achada filhote, no meio da mata sozinha e foi trazida pra cá. A onça ficou mansa e não pode ser devolvida para a floresta, já que foi criada em cativeiro”, contou Carlos.

O BPA tem outros animais em reabilitação como Araras Azuis e Vermelhas, macacos aranhas, periquitos, entre diversos outros animais. Um dos tratadores dos animais contou que outro animal que costuma aparecer no BPA são as cobras. "De vez enquanto aparece cobra por aqui, sucuri, jibóia, sempre aparece cobras por aqui, já encontramos uma com 05 metros, as que aparecem aqui são geralmente grandes, até mesmo porque o Batalhão fica localizado perto de uma mata densa, grande e perto do Rio Candeias também, isso atrai as cobras, mas até agora não tivemos nenhum problema com elas", relatou um dos tratadores.

Veja fotos e vídeos feitos no BPA:

Interior do BPA



Onça Rebeca


Macacos-Aranhas




Araras




Video de macacos-aranhas



Um papagaio em recuperação



Macacos em recuperação, mantidos em jaulas
até que possam ser
soltos no habitat natural




Videos de macacos e aves


Mais fotos da Onça Rebeca





Mais video de macacos


Fotos, texto e vídeos --> Quetila Ruiz
________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário