terça-feira, 20 de julho de 2010

Grupo Raizes do Porto comemora 18 anos com novo espetáculo


O grupo teatral Raízes do Porto estreia “Tira a Canga do Boi”, seu mais novo espetáculo no domingo dia 25 de julho, durante a realização do III Festival Amazônia Encena na Rua, na praça das Três Caixas D´água, às 20h. Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009, e marca o início das comemorações dos 18 anos de atuação do grupo em Rondônia.

“Tira a Canga do Boi” é um texto de Marcos Freitas, que se passa em uma cidadezinha do interior do Nordeste, onde os moradores são personagens típicos de um Bumba-meu-boi: Mateus, Bastião, Capitão, Catirina, etc. Em tempos de eleição, o Capitão se reúne com Mateus e Bastião para programar a campanha para reeleger o Deputado Dr. Vitalício, comprando o voto do povo. Enquanto Mateus faz tudo o que o Capitão pede, inclusive furtar uma Ema pertencente a Dona Joana para “dar de comer” ao povo no dia da eleição, Bastião, juntamente com sua amada Catirina, descobre onde o Capitão guarda o dinheiro para a compra dos votos e, após a visita do Deputado e um fervoroso comício, consegue falar para a população do plano do Deputado, e decidem juntos aprontar uma para o Capitão. Entre as presepadas e as divertidas situações, o boi aparece em cada jornada representando a esperança do povo, que não admite o voto de cabresto nem a opressão (canga), transformando a brincadeira de rua numa grande festa, onde a participação de todos os presentes, brincantes e público, é fundamental.

No elenco, serão 11 atores que darão vida aos personagens: Alexandre Lemos, Arlete Vrena, Emilli Sousa, Ery Oliveira, Geovani Berno, Juraci Júnior, Kenny Frazão, Odicléia Pereira, Odinaldo Silva, Osias Cardoso e Suely Rodrigues (também responsável pela direção geral do espetáculo), e ainda o músico Tino Alves. Adereços de Ismael Barreto, programação visual de Vicente Carvalho Junior. Conta com o patrocínio da Petrobrás, uma produção do Grupo Raízes do Porto e tem o apoio da Clínica Odontológica Moderna e da Pizzaria Speed Pizza e Sated Rondônia.

Os ensaios estão ocorrendo em ritmo acelerado e a produção está finalizando os retoques em figurino e adereços para que o espetáculo esteja afinado no dia de sua estreia. Outras informações e agendamento de entrevistas e gravações podem ser feitas pelos fones 9984-0068 (Geovani) ou 9232.2480 (Suely)

Fonte: Rondoniaovivo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário