terça-feira, 20 de julho de 2010

Violência grátis


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 16/07/10

Violência grátis

Em um dia comum de trabalho estávamos – eu e equipe de reportagem – em um bairro da zona leste de Porto Velho, procurando a residências de uma de nossas entrevistadas do dia, passando por um cruzamento de ruas encontramos diversos cachorros. O cruzamento não era movimentado, havia espaço de sobra para diversos carros e caminhões passarem. Em um certo momento apareceu um carro com dois homens dentro, o motorista ao avistar aquele aglomerado de cachorros fez questão de acelerar o carro e passar por cima de todos, por pura maldade, simplesmente porque os animais estavam no meio da rua.

Fato: não era para os cachorros estarem naquele local, mas também não atrapalhavam em nada a vida do motorista, mas por pura maldade ele direcionou o carro para cima dos animais.

Esse ato terminou por acertar um dos animais, que saiu mancando, ferido com a atitude do motorista. O ocorrido me fez pensar em diversas outras atitudes de violências que estão ocorrendo no mundo. Pessoas matando pessoas por futilidades, lembrei dos casos Mércia, Nardone, Richthofen, Elisa Samudiu, Procuradora Vera Lucia que torturava uma criança, esses entre diversos outros casos são sem explicações e porquês, foram violências grátis, motivos banais e muitos sem motivos.

Violências contra mulheres, crianças, idosos, animais, entre diversos outros tipos de violências, tudo isso tem feito parte do cotidiano dos brasileiros, em geral da população, e os casos só tem aumentado.

O que será que está levando a tanta violência? O que terá que ser feito para cessar esses casos? Será que são problemas sociais, psicológicos, criação, cultura. Quais sãos os fatos que influencia a tanta violência? Será que algum dia isso irá parar ou pelo menos diminuir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário