sexta-feira, 26 de março de 2010

Direito de escolha


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.Justificar

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 26/03/10.

Direito de escolha

Alguns frequentam igrejas evangélicas, outros são adventistas, uns do candomblé ou da umbanda, outros são ateus, eu sou católica. Entre diversas religiões, existem diversas escolhas, vários caminhos e pessoas tomam diferentes atitudes. Frequento a igreja católica, mas não com rotina; Acredito em algumas coisas, discordo de outras, e imagino que assim como eu, várias pessoas acreditem e discordem das coisas em várias religiões.
Discordar de algumas opiniões e posições é válido, sempre traz uma reflexão sobre o tema que enriquece, mas o que tem me deixando bastante pensativa são as atitudes nas quais algumas pessoas estão tratando o tema da religião, principalmente no que diz respeito aos adeptos do Santo Daime. Após a morte do cartunista Glauco Vilas Boas e deu seu filho, muitas pessoas vem ‘atirando pedras’ na religião, que a culpa é do chá que eles tomam, disso, daquilo.
Não conheço muito sobre religiões, sobre o Santo Daime, (mal conheço o catolicismo, o qual sou adepta), mas defendo o direito de escolha de cada um. Não acho que o que ocorreu seja culpa da religião. Nos últimos dias vimos matérias falando sobre a pedofilia dos padres, já teve casos de extorsão dentro de igrejas evangélicas, casos de pessoas usarem o candomblé para “fazerem o mal”. Não acho que seja possível classificar as religiões por fatos isolados; Acredito que em todas as religiões existem coisas ruins e boas, existem pessoas com boas e más intenções, existem em todos os lugares, religiões, times de futebol, no trabalho, etc, etc, etc. Encontramos coisas boas e ruins em todos os lugares, dentro de cada pessoa. Ninguém é santo, ninguém é perfeito.
Por isso acredito na liberdade de escolha de casa individuo.
“Desaprovo o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo.” (Voltaire)

________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário