sábado, 13 de março de 2010

Carnaval e seus vestígios


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 12/03/10.

Carnaval e seus vestígios

Há pouco tempo atrás, em outra agenda do repórter, comentei o quanto eu gosto do carnaval e suas historias, da folia, das brincadeiras, da musica e de todo esse período de festa. Comentei alguns lados ruins, como a espera de recursos públicos para realizar os desfiles de escola de samba, comentei que o carnaval também serve para a “bandidagem”. Falei minha opinião sobre alguns aspectos do carnaval e resolvi voltar ao tema, principalmente depois de ver uma situação que me chamou a atenção no pós-carnaval, o lixo que é retirado das ruas após os desfiles de blocos de carnaval e escolas de samba, e também, o lixo que não é retirado das ruas após o carnaval.
Muitas ‘carcaças’ de carros alegóricos estavam até pouco tempo na rua Uruguai com a Avenida Imigrantes, e esse lixo permaneceu muito tempo no local. Umas semanas depois estava passando pelo local e vi um caminhão parado e algumas pessoas retirando o resto dos carros alegóricos, pensei, nossa, que legal, isso está sendo retirado daqui, mas que engano, retiraram algumas partes, outras ainda continuam no local “enfeiando” a rua da capital.
Passando também, em uma rua nas proximidades da Policlínica Rafael Vaz e Silva, também observei os ‘restos’ de um carro alegórico de uma das escolas de samba que desfilaram este ano. E outras ruas perto do Estádio Aluízio Ferreira também pode-se observar algumas ‘carcaças’ de carros alegóricos.
Adoro o carnaval, como já declarei em outra agenda, sou apaixonada pelo carnaval e seus fatos, mas essa situação dos lixos deixados nas ruas é algo que me deixa pensativa. Em tempos que falamos de reciclagem, de evitar criadouros de mosquitos da dengue, entre diversos outros discursos. Passar pelas ruas de Porto Velho e ver esse tipo de situação, faz-me repensar na paixão que sinto pelo carnaval.

________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário