sábado, 13 de março de 2010

Profissão Perigo


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 05/03/10.

Profissão Perigo

Dentre os muitos problemas que os jornalistas tem enfrentado na profissão um deles é a falta de segurança. A menos de um mês a fotógrafa do ‘O Estadão do Norte’ teve sua máquina fotográfica roubada, juntamente com dinheiro e documentos, outro fotógrafo de um site-jornalistico da capital também teve sua máquina roubada, mas nesse caso o ‘ladrão’ levou somente seu material de trabalho.
Roubos de grande escala também tem ocorrido no município, há algum tempo ladrões entraram em uma redação de site e levaram todos os aparelhos, computadores, notebooks, máquinas fotográficas, entre diversos outros materiais.
Lembrando também que os profissionais que trabalham no período noturno, sendo para cobrir eventos ou fazer matérias também correm bastante perigo com a onda de assaltos. Geralmente formam grandes equipes com fotógrafos, repórteres e motoristas para evitar um assalto, para evitar perder equipamentos que conseguiram com ‘muito suor’.
Outro problema que também ‘temos’enfrentado é a censura de algumas pessoas na capital. Um fato que ocorreu há pouco tempo foi que o repórter fotográfico Eliênio Nascimento, do jornal O Estadão do Norte, foi ameaçado por um policial militar, por fotografar uma cena de violência contra um suspeito detido nas ruas de Porto Velho. O mesmo fotografo já tinha sido ameaçado por um “grevista”, na greve dos bancários. Em outras situações alguns repórteres são proibidos de coletar informações, são proibidos de entrar em alguns lugares para fazer a matéria simplesmente por ser de um determinado veiculo de comunicação, essa é uma das discriminações que os jornalistas estão sofrendo.
Esses são alguns dos perigos e problemas da profissão de jornalista, problemas esse que algumas pessoas nem sabem que existem. Ao contrário do que muitos pensam, a profissão não tem tanto glamour assim, também passamos por situações bem complicadas.

________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário