sábado, 13 de março de 2010

Reféns da modernidade


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 22/01/10.

Reféns da modernidade

Cada dia que passa observo que estamos ficando reféns da modernidade, reféns da internet, da energia, dos telefones, entre diversas outras coisas que nos ajudam, e muito, nos trabalhos do dia-a-dia, mas quando faltam também nos atrapalham. Durante esta semana, por diversas vezes fiquei impossibilitada de ‘fazer’ algumas matérias devido a esta dependência.
Faltou à energia, alguns telefones não funcionam. Alguns fixos são a energia e deixam de receber e fazer ligação, os celulares acabam a bateria e ficam impossibilitados de serem usado. O computador também necessita de energia, e quando não é a falta de energia, é a internet que não está ‘prestando’, é vírus, uma série de problemas que impossibilitam colher qualquer tipo de informação, porque em muitos locais as informações estão arquivadas somente no computador.
Estava fazendo uma matéria sobre um tipo cooperativa, fui até a sede da instituição para pegar algumas informações, chegando lá a secretária sem graça me dá a noticia.
-- Poxa, estamos sem internet e não posso acessar o banco de dados, liguei pro técnico e ele só vai poder concertar amanhã. Eu ligo pra senhora depois e marco uma hora, quando a internet estiver funcionando.
Ok, fiquei sem as informações porque ela não tinha isso em outro tipo de arquivo. Outro dia, precisava falar com outro entrevistado, e não consegui porque o celular dele estava sem bateria, no dia seguinte quando consegui falar com ele, o próprio me explicou o que tinha acontecido. E esses casos são poucos no meio de muitos que já passei, que já vi pessoas passando e que outros ainda vão passar.
Adoro a modernidade, e sou refém assumida dela, mas também penso em como será a vida daqui a dez anos, ou até menos, como estará a vida com a modernidade daqui há três anos? O quanto estaremos reféns de toda essa tecnologia?

________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário