sábado, 13 de março de 2010

Interrogações esperando respostas


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 15/01/10.

Interrogações esperando respostas

Assistindo aos noticiários dos últimos dias, vi uma matéria sobre a filha que ajudou o namorado a assaltar a própria mãe. Veio-me a cabeça vários outros casos, de filhos que cometem crimes contra os próprios pais, de pessoas idosas que são espancadas, exploradas, e muitas vezes pelos próprios parentes, de pais que cometem crimes contra os próprios filhos, entre diversos atos ‘bárbaros’ que temos visto nos dias de hoje. Mas, o mais intrigante em tudo isso, é o envolvimento de pessoas próximas a vitima.
Será que os pais, as autoridades, psicólogos, será que alguém teria como evitar esses acontecimentos. Será que alguma atitude, algum ato evitaria esses fatos? Se a mãe dessa menina, que ajudou o namorado no assalto, fosse mais ‘rígida ou mais liberal’ teria conseguido evitar o fato? O que poderia ser feito para evitar que pais abusem, maltratem, espanquem, ou fizessem qualquer coisa contra seus filhos?
São interrogações que vem a minha cabeça. Será que teria como evitar tudo isso ou será que é da índole da pessoa, será que é algum ‘problema psicológico’? Será que foi uma má criação, má influência? Será que sofreu algum tipo de abuso físico ou mental? São tantas as interrogações, e creio que não só eu me pergunto isso, mas acredito que outras pessoas também tenham essas mesmas interrogações.
Nos dias de hoje, as pessoas andam desconfiadas de tudo e de todos, andam pelas ruas observando tudo, tentando evitar, ‘de alguma forma’, se tornar uma vitima. E com razão. Temos visto tantas coisas ruins, acontecimentos que tem surpreendido a todos, e esses acontecimentos já estão ficando tão comuns que muitas pessoas já deixaram de se surpreender. Será que algum dia pelo menos uma dessas interrogações será respondida?

________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário