sábado, 13 de março de 2010

Folia


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 12/02/10.

Folia

Como disse Caetano Veloso em 1970, “O Carnaval é invenção do Diabo, que Deus abençoou”. Adoro as festas de carnaval, e confesso isso sem medo. Gosto das musicas, dos enredos das Escolas de Samba, das pessoas se esforçando para confeccionar carros alegóricos e fantasias, gosto do empenho das pessoas e das liberdades que somente o carnaval permite. Fico esperando meses por esse período. Gosto também do carnaval de rua, sem ‘muita’ grana, de grupos de amigos que se juntam somente pra “farrear” um pouco e deixar um pouco de lado os problemas.
Acho interessante os assuntos que surgem no carnaval, e também gosto de ouvir as analises das pessoas. Umas gostam do carnaval e fazem disso algo importante como a própria vida, outras não suportam nem ouvir falar do carnaval, dizem que não presta, que só serve pra prostituição e coisas que não fazem bem. Tudo são pontos de vista e tudo tem um pouco de verdade, igual a tudo na vida. Tem seu lado bom e o ruim.
Gosto de frequentar os ensaios dos blocos e escolas de samba. Não sou de me envolver, sou mais de observar mesmo. Acho interessante os mais variados produtos que aparecem no carnaval como uma forma de ‘fonte de renda’.
Claro que penso em tudo de ruim que acontece no carnaval. As bebidas e drogas; as brigas e acidentes, etc, etc, etc. Mas também paro pra pensar. Poxa, eu mesma, trabalhando no jornal, faço matéria de tantas coisas ruins, durante todo o ano. Sabemos que existem as coisas ruins, mas que tão aproveitar essa “data” para festejar.
Então, vamos festejar. Sem esquecer é claro, Se for beber não dirija, se dirigir não beba. Sexo seguro com camisinha. Ao invés de brigar com alguém, dê um abraço. Espero que essas e diversas outras idéias positivas prevaleçam no carnaval.

________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário