sábado, 13 de março de 2010

Sem dinheiro ou doente?


Texto escrito para a coluna "Agenda do Repórter", do jornal 'Estadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 19/02/10.

Sem dinheiro ou doente?

Nesta quinta-feira cheguei na redação do jornal e em conversas com os amigos de trabalho informei que estava com “Blefarite”. Todos no exato momento começaram a rir e disseram isso é um problema que ataca todos nos. ‘Todos nos estamos blefados, sem grana’. Inicialmente comecei a rir, achando graça da piadinha que tomou conta da redação, mas posteriormente fui explicar a todos que quem me informou disso foi o meu oftalmologista, que também contou que esse tipo de problema é bastante frequente entre os jornalistas.
Novamente todos começaram a rir e falar que realmente, jornalista são todos blefados, sem grana. A piada foi boa, mas depois começamos a falar sério e expliquei o que era a Blefarite.
De acordo com pesquisas feitas e explicações do meu oftalmologista a Blefarite é uma inflamação comum e persistente das pálpebras. Produz sintomas tais como irritação, prurido e, em alguns casos, olho vermelho.
Esta condição afeta frequentemente as pessoas que tem tendência a apresentar pele oleosa, seborréia (caspa) e secura ocular. A Blefarite pode começar na infância, causando granulação nas pálpebras e continuar por toda a vida como uma afecção crônica, ou iniciar mais tardiamente na vida.
Conforme meu oftalmologista é comum que jornalistas, escritores, entre diversas profissões que utilizem muito computadores e livros sejam atingidos com a ‘blefarite’, pois na correria da profissão ficam muito tempo lendo, atentos a um assunto e esquecem de piscar e ficam com secura nos olhos, um dos motivos da blefarite.
Então, é sempre bom fazer uma visita a um oftalmologista, pois as vezes uma simples irritação pode trazer outros motivos. E claro, não somente ao oftalmologista, um Checap é sempre bom, não estou ajudando, nem fazendo propaganda para os médicos, só estou repassando minha experiência.

________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário