sábado, 13 de março de 2010

Cultura além do tempo

Texto escrito para a coluna "Agenda do Reporter", do jornal 'EStadão do Norte'. A coluna é diária, mas os textos escritos por mim, saem apenas nas sextas-feiras.

Publicação - O Estadão do Norte - Edição do dia 18/12/09.

Cultura além do tempo

Certo dia, saindo do jornal com a equipe da redação, comecei a cantarolar uma musica da dupla ‘Jane e Erondi’, o fotógrafo que nos acompanhava começou a achar graça e comentou, “Há muito tempo não escutava esse tipo de música”. Lembrei de um dos chefes de minha mãe, que também achava graça quando eu, ainda criança, cantava músicas da ‘Jovem Guarda’.
Sempre convivi com pessoas mais velhas do que eu, e devido a esta convivência aprendi várias coisas que se diferenciavam da minha idade.
Amigos acham graça e até me perguntam como comecei a escutar musicas de Caetano Veloso, Torquato Neto, Gilberto Gil, Os Mutantes, Tom Zé, entre diversos outros. Sempre brinco com eles e digo: “Isso foi uma boa educação, fui criada com avó”. Não estou aqui desfazendo das músicas atuais, cada pessoa tem seu próprio gosto, tem suas escolhas, às vezes também gosto de escutar as músicas que estão na moda, mas não posso negar que se precisar escolher, vou escolher um Cd de MPB, de Chico Buarque, Caetano, são escolhas minhas, aprendi desde pequena a escutar e conviver com esse estilo de música.
Gosto muito de ler sobre o Movimento Tropicalista, sobre a Jovem Guarda, e principalmente sobre a época da Ditadura, que conforme as leituras que faço dos materiais produzidos sobre o tema, foi o período que surgiu uma seleção de músicas com letras em duplo sentido que tentavam driblar a censura.
Com leituras e música a minha imaginação vai longe e me transporto para aquele período, fico imaginando como seria minha vida se tivesse vivido essas historias, se tivesse presenciado o nascimento dessas musicas, como era a vida com todos esse fatos culturais e históricos acontecendo, e também imagino como seria os dias atuais se nenhum desses movimentos culturais tivessem acontecido.

________________________________________________________
Quetila Ruiz
Formada em Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho - Uniron
Cursando Pós-graduação em Gestão e Planejamento Estratégico de Comunicação
Tel: 9914-2858
E-mail e MSN: quets_ruiz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário